Pecuária Pantaneira
23 de março de 2018

Onça Pintada do Pantanal sulmatogrossense

Ela é o maior felino do continente americano e pode chegar a pesar 135 kg. A onça-pintada está no topo da cadeia alimentar e divide algumas opiniões, ao mesmo tempo em que é temida, é admirada pelo ser humano.

Originalmente sua distribuição se dava desde o sudoeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Contudo, ela já é considerada extinta na América Norte, muito rara no México e é o Brasil o país que ainda tem a maior população de onças pintadas.

pantanal mato grosso do sul onça pintada jaguar

Foto: Fernando Paiva

O Pantanal é a região onde está a maior concentração dessa espécie, que tem hábitos solitários e só interage com outros felinos em períodos reprodutivos. Os dentes fortes e afiados são ideais para triturarem alimentos crus e a mordida é considerada uma das mais fortes do reino animal.

Quando o assunto é garantir o menu do dia, a onça-pintada é voraz e capaz de partir com seus caninos mesmo os maiores ossos, como o crânio de uma anta ou até cascos de tartaruga.

Fazem parte de seu cardápio mais de 80 espécies. Jacarés, queixadas, capivaras, veados, antas são uns dos preferidos. É uma exímia nadadora, capaz de atravessar até 1 km de rio atrás de comida ou de companheiros para reprodução, e consegue subir com destreza em árvores.

Mas, devido ao porte encorpado e às pernas relativamente curtas, não é uma boa corredora – e prefere a emboscada.

pecuaria pantaneira pantanal mato grosso do sul brasil jaguar onça pintada

A onça-pintada é evolutivamente adaptada para encontrar, atacar, matar e se alimentar de sua presa de forma extremamente eficiente. Para isso, ela precisa ter três sentidos bastante aguçados: a visão, a audição e o olfato. Em conjunto, são os responsáveis por seu sucesso em procurar e achar uma possível presa.

O maior felino das Américas desperta curiosidade e intriga pesquisadores mundo afora que se dedicam em entender o comportamento e hábitos desse animal, um dos maiores símbolos da fauna brasileira. A nos cabe admirar e respeitar uma das espécies mais importantes da cadeia alimentar.

Deixe seu comentário

INSTAGRAM #PecuariaPantaneira
inscreva-se em nosso canal no youtube.
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK.